BICICLETAS E CARROS - Gerson Antônio Machado*


Em busca de conforto e riqueza, as agressões contra a natureza crescem desenfreadamente. Pensávamos  que o resultado da poluição causada, entre outros fatores, pela queima dos combustíveis seria vivenciado pelo nossos netos e bisnetos. Estávamos enganados.
Ainda há um meio de diminuir a poluição se tomarmos consciência e usarmos como meio de transporte a bicicleta.
Em Joinville existem poucas ciclovias para que os trabalhadores deixem de lado seus carros, e coloquem em prática o uso de um meio de transporte que não polui o ambiente, pois a natureza já está nos enviando sua resposta.
Tudo indica que devido ao efeito estufa já é visível o derretimento das geleiras nos dois pólos. Entre 1978 e 1996, o ártico já perdeu 6% de sua área, um ritmo quatro vezes maior que o registrado por observadores do século XIX.
A situação está se agravando cada vez mais, e as pessoas continuam acreditando que esse é um problema futuro. O que é preciso para que todos entendam a necessidade de trânsito planejado para mais bicicletas e menos carros? 
* Aluno da EJA, E.M.Pref. Joaquim Felix Moreira

0 comentários:

Sobre este blog

Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo publicar atividades realizadas com turmas de EJA, bem como promover reflexões sobre esta modalidade de educação e temas pertinentes para trabalhar com essas turmas.