MOBILIDADE URBANA EM JOINVILLE - Maicon Gonçalves da Silva*


A mobilidade urbana em Joinville é um problema que vem se agravando, há poucos ônibus adaptados para cadeirantes e deficientes físicos. Uma cidade do tamanho de Joinville necessita de mais frotas, mais qualidade no transporte público e sistema de ventilação nos ônibus.
Outro problema é o número reduzido de terminais, os poucos que existem estão sempre lotados. Muitas pessoas chegam atrazadas em seus destinos por falta de espaço nos ônibus, pois precisam esperar pelo ônibus do próximo horário.
Dizem que Joinville é a cidade das bicicletas, mas por que tem mais carros? Na cidade das bicicletas tem mais carros porque faltam ciclovias, se existissem mais ciclovias com certeza haveria mais bicicletas nas ruas de Joinville, e assim, a cidade mereceria o aposto.
As pesquisas comprovam que apenas 10 % da população joinvillense anda de bicicleta, enquanto 32 % utiliza carro como principal meio de transporte. A porcentagem de pessoas que usam ônibus é de 23% apenas, os outros 23% andam a pé.
Em uma cidade com esse porte há necessidade de mais empresas de transporte público além das melhorias: ruas mais largas e em melhores condições, mais corredores para ônibus, assim todos chegariam mais rápido em seus destinos e escolheriam o ônibus em vez de carros. Com a falta de espaço dentro dos ônibus e o tráfego intenso, talvez se andarmos a pé chegaremos mais rápido onde queremos chegar.

* Aluno da EJA, E.M.P. Joaquim Felix Moreira

2 comentários:

maicon 14 de setembro de 2010 15:54  

gostei da atividade professora!

Elen 14 de setembro de 2010 16:06  

oi,seu texto esta bem legal so na hora que voce diz que as pessoas escolherian ônibus do que carro,mas tem gente que prefere carro do que ônibus é mais rapido.

Sobre este blog

Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo publicar atividades realizadas com turmas de EJA, bem como promover reflexões sobre esta modalidade de educação e temas pertinentes para trabalhar com essas turmas.