O TRANSPORTE PÚBLICO EM JOINVILLE - Maria Eunice de Jesus Donzeli*

O transporte público é essencial para a população em geral. Um meio de transporte funcional e eficiente, é um elemento determinante para a cidade pois colabora com o desenvolvimento econômico, melhora a qualidade de vida e até a inclusão social de todos os cidadãos.
Para que Joinville tenha um meio de transporte público eficiente e de qualidade, seria necessário o aumento de corredores de ônibus, pois em alguns pontos da cidade há um enorme congestionamento, principalmente em horários de pico. Dessa forma, nós que dependemos de ônibus, perdemos muito tempo do nosso dia. Por esse motivo, alguns trabalhadores optam pelo carro, moto e bicicleta.
Os horários de ônibus, principalmente para quem trabalha nos sábados, domingos e feriados, são ainda piores, pois em nossa cidade há o monopólio do transporte público, não há concorrência e o usuário acaba sendo muito prejudicado. Eu mesma já fui muitas vezes trabalhar de carro aos sábados porque fiquei até uma hora esperando o ônibus para voltar para casa.
Precisamos de políticas públicas para incentivar o uso das bicicletas, pois Joinville é  conhecida como a cidade das bicicletas. Precisamos de mais ciclovias, muitas pessoas dependem desse meio de transporte e além do mais, a bicicleta é o meio de transporte mais barato que tem e ajuda as pessoas a terem um bom condicionamento físico,  não polui o ambiente e funcionam muito bem, um bom exemplo disso é a China, onde esse meio de transporte é predominante.

* Aluna da Educação de Jovens e adultos da E.M.Prefeito Joaquim Felix Moreira.

3 comentários:

Juliano Carvalho Bueno 13 de setembro de 2010 16:32  

Legal Jaciara...Vou publicar no meu blog também...Matérias interessantes sobre o transporte público.

Jaciara 13 de setembro de 2010 19:02  

Obrigada Juliano!

Elen 14 de setembro de 2010 15:54  

oi Maria gostei muinto do seu texto bem legal.

Sobre este blog

Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo publicar atividades realizadas com turmas de EJA, bem como promover reflexões sobre esta modalidade de educação e temas pertinentes para trabalhar com essas turmas.